Vantagens

NA CONSTRUÇÃO

As aplicações do EPS na construção civil são extraordinariamente variadas, sendo de salientar que o EPS, para além de ser um excelente material de isolamento térmico, pode também ser um sistema construtivo.

Baixa condutibilidade térmica
A estrutura de células fechadas, cheias de ar, dificultam a passagem do calor o que confere ao EPS um grande poder isolante.
Baixo Peso
As densidades do EPS variam entre os 10-30 kg/m3, permitindo uma redução substancial do peso das construções.
Resistência mecânica
Apesar de muito leve, o EPS tem uma resistência mecânica elevada, que permite o seu emprego onde esta característica é necessária.
Baixa absorção de água e insensível à humidade
O EPS não é higroscópio. Mesmo quando imerso em água o EPS absorve apenas pequenas quantidades de água. Tal garante que o EPS mantém as suas características térmicas e mecânicas mesmo sob a acção da humidade.
Facilidade de manuseamento e colocação
O EPS é um material que se trabalha com as ferramentas habitualmente disponíveis, garantindo a sua adaptação perfeita à obra.
O baixo peso do EPS facilita o manuseamento do mesmo em obra. Todas as operações de movimentação e colocação resultam significativamente encurtadas.
Resistente quimicamente
O EPS é compatível com a maioria dos materiais correntemente utilizados na construção de edifícios, tais como cimento, gesso, cal, água, etc.
Versatilidade
O EPS pode apresentar-se numa multitude de tamanhos e formas, que se ajustam sempre às necessidades específicas da construção.
Resistente ao envelhecimento
Todas as propriedades do EPS mantêm-se inalteradas ao longo da vida do material, que é pelo menos tão longa quanto a vida da construção de que faz parte.
O EPS não apodrece nem ganha bolor, não é solúvel em água nem liberta substancias para o ambiente. O EPS não constitui substrato ou alimento para o desenvolvimento de animais ou microrganismos.

 

NA EMBALAGEM

A versatilidade das embalagens em EPS tornam-nas as mais indicadas para um sem número de aplicações. Destacam-se duas grandes áreas - a embalagem de produtos industriais e a embalagem de produtos alimentares.

Amortecedor de impactos
A estrutura de células fechadas cheias de ar do EPS proporciona um altíssimo poder de absorção de impactos, quedas, vibrações, etc., permitindo reduzir ao mínimo os danos a produtos embalados durante o transporte ou armazenamento.
Isolante Térmico
O baixo coeficiente de condutibilidade térmica do EPS permitem ao produto embalado manter-se à temperatura desejada e chegar ao seu destino em condições perfeitas para o consumo.
Impermeável e resistente à humidade
O EPS não é higroscópio e oferece uma elevada resistência à passagem do vapor, características que lhe conferem uma grande resistência à acção da água e da humidade, permitindo manter inalteradas as suas propriedades, bem como a dos produtos embalados.
Higiénico e totalmente inócuo
O EPS não constitui substrato ou alimento para o desenvolvimento de microrganismos, não absorve humidade nem liberta qualquer substância, podendo assim estar em contacto directo com os produtos alimentares sem lhes alterar as características.
Ligeiro e resistente à compressão
O baixo peso das embalagens de EPS determina grandes economias no transporte e por consequência a poupança de recursos.
É possível empilhar as embalagens de EPS tanto no armazém como durante o transporte e no ponto de venda.
Promotor da venda (efeito "display")
A apresentação atractiva de um produto no ponto de venda é determinante para o seu sucesso. O EPS permite criar uma apresentação de alto valor realçando o produto.
Económico
Tomando em conta os diversos parâmetros como as quebras, mão de obra, manuseamento, baixo peso, transporte, armazenagem, a embalagem em EPS resulta economicamente vantajosa.
Adaptável aos produtos
As características do EPS permitem criar embalagens "à medida" de qualquer produto, tornando o EPS num material versátil que oferece sempre as máximas prestações.
Seguro e fácil de manusear
A superfície lisa e suave do EPS, bem como as suas características mecânicas, permitem o manuseamento das embalagens em perfeita segurança, tal como o seu armazenamento fácil e racional.
Amigo do Ambiente
O EPS é um bom exemplo para o uso eficiente dos recursos naturais e é 100% reciclável.

EPS